sábado, 23 de abril de 2011

Judas é vendido a R$ 160,00 no Crato

Judas que está sendo vendido na Vila Gregório, no Crato. A iniciativa foi do jardineiro José Bonifácio da Silva.

Crato. "Vende-se um Judas palhaço". O inusitado comunicado foi colocado em um dos Judas da Vila Gregório, na periferia do Crato. Na contramão da história que, de acordo com a Bíblia, Judas vendeu Jesus por 30 moedas. No Crato é o próprio Judas que está sendo vendido por R$ 160,00. O aviso de venda vem acompanhado de uma propaganda: é um Judas palhaço que representa aqueles que roubam o dinheiro público e continuam rindo da cara do povo.
A iniciativa é do jardineiro José Bonifácio da Silva que já vendeu um dos Judas fabricado por ele. O boneco, com o nome de Muamar Kadafi, líder da Líbia, foi vendido para ser malhado na vila Quixabinha, em Mauriti. O terceiro, sem nome, será explodido na Vila Gregório, com a presença da comunidade.
No Crato, segundo a secretária de Cultura Esporte e Juventude, Danielle Esmeraldo, serão malhados cerca de 40 Judas na cidade e na zona rural. O mais tradicional deles é o Judas da Rua dos Kariris, que é enforcado e explodido ao lado da Prefeitura. "O ato, antecedido da leitura de um testamento em forma de cordel, simboliza a explosão do povo contra as traições e injustiças", justifica a secretária.
O "testamento" é adaptado ao folclore de cada região. Alguém o retira normalmente do bolso do boneco e o lê. Trata-se de uma sátira das pessoas e coisas locais. A "herança" só tem graça para o povo da cidade que vive o seu dia a dia e conhece os personagens com quem a ou a quem o Judas se refere.

Eleição

O mais politizado é o Judas promovido pela Sociedade Cariri das Artes e Cia. Cearense de Teatro Brincante, malhado no Sábado de Aleluia, no largo da RFFSA, ao lado do Centro Cultural do Araripe. O nome do Judas foi escolhido por eleição. Este ano, o boneco tem o nome SUS. Uma das mais tradicionais malhação do Judas é em Jardim. É a Festa dos Karetas, como é denominada atualmente, que está incorporada às tradições do Município e mostra o sincretismo da cultura popular regional. 

Notícias Cristãs com informações do Diário do Nordeste

SOU ÉTICO! Cito as fontes. Copiado do Site Notícias Cristãs. Link Original: http://news.noticiascristas.com/2011/04/judas-e-vendido-r-16000-no-crato.html#ixzz1KMgtdz99

Nenhum comentário:

Postar um comentário